quarta-feira, 2 de março de 2016



A importância dos Documentos


" Mas para quê tudo isso?"


São perguntas que fazemos e ouvimos de muita gente e que queremos uma resposta rápida e de grande utilidade.

Um exemplo de documento importante e que às vezes não damos muito valor e atenção é o MANUAL DE BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DOS ALIMENTOS. Este documento é específico para cada estabelecimento, ou seja, cada um deve ter o seu, com suas características, layout, fluxograma de produção e particularidades.

E pra quê servem?

Além de ser um dos documentos mais solicitado e obrigatório pela Vigilância Sanitária, este manual tem como objetivo comprovar todos os procedimentos e atividades exercidas pelos funcionários e pela empresa. Enfim, no caso de rotatividade de funcionários, as áreas e as funções continuam fixas e o novo funcionário precisará se adequar às normas da empresa.
Segue aquela frase: "É o funcionário que se adapta à empresa e não a empresa que se adapta ao funcionário." A empresa precisa exigir regras e concretizá-las, assim, este manual terá todas essas regras e será peça fundamental para o sucesso operacional.

Outro importante documento é o POP`s, Procedimento Operacional Padronizado, que são todos os procedimentos operacionais obrigatórios daquele estabelecimento. São sinalizados diretamente no local de trabalho para o funcionário ler, entender e realizar o processo corretamente.

Alguns exemplos são:

* como higienizar os hortifrutis;
* como higienizar as mãos corretamente;
* alertas para a retirada de adornos nas áreas de manipulação como anéis, pulseiras, brincos e etc.
* usar jaqueta térmica para entrada nas câmaras frias e muitos outros.

Com todos esses documentos e cuidados com seu estabelecimento, o sucesso operacional e administrativo estarão certos.

Esses documentos são realizados apenas uma vez no estabelecimento e revisados anualmente ou conforme mudanças e necessidades do local.

Por isso, invista na qualidade do seu estabelecimento e durma tranquilo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário