quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016




ABRINDO SEU ESTABELECIMENTO
                                                                    
                                                                      Por Flávia Vaz 







Quando vem aquela ideia e expectativa de abrir um negócio no ramo de alimentação, não pensamos em mais nada a não ser no trabalho duro e faturamento, não é mesmo?

Nos esquecemos de traçar um planejamento desde o início, contando com a estabilidade do negócio por um longo período.

Compramos, alugamos, equipamos, contratamos, criamos parcerias e mais um monte de coisas que precisamos para deixar o estabelecimento prontinho para sua abertura.

E simplesmente deixamos a documentação obrigatória de lado, para uma próxima etapa. Como dizem: " Vou abrir primeiro, depois corro atrás da documentação necessária!", aquele jeitinho brasileiro de ser...rsrsrs.

É importante saber que devemos providenciar toda a documentação obrigatória e mantê-la em dia para não sofrer multas, advertências ou interdições futuras. Não seria nada agradável abrir um restaurante já com pendências fiscais.

Para que isso não ocorra fique atento com as portarias vigentes em sua cidade, site da ANVISA, COVISA, PREFEITURA e também orientação e apoio com os profissionais da área como os nutricionistas do segmento de segurança dos alimentos.



Para os estabelecimentos alimentícios, há a fiscalização da Vigilância Sanitária que é realizada por fiscais habilitados em vistoria técnica, onde tendem a orientar funcionários e proprietários quanto as normas e portarias da lei vigente.

É obrigatório apresentar para a Vigilância Sanitária o CMVS, Cadastro Municipal da Vigilância Sanitária, que é o registro dos dados de identificação de estabelecimentos e equipamentos de interesse da saúde no órgão de vigilância em saúde do município. Esse cadastro deve ser renovado anualmente sem custos.

Outros documentos também são de extrema importância para completar a pasta fiscal que você pode abrir para seu estabelecimento, como: certificado de desinsetização e desratização, certificado de treinamento de Boas Práticas na manipulação dos alimentos, certificado de limpeza de caixa d´água, lista de participantes dos treinamentos, Manual de Boas práticas, POP´s, rotulagens nutricionais para produtos embalados e muitos outros.


O acompanhamento da documentação, treinamentos, da manipulação dos alimentos e das normas da vigilância sanitária, é obrigatório por profissionais habilitados nutricionistas, sendo que, para as empresas LTDAs deve-se haver Responsabilidade Técnica.

Agora sim, você pode continuar trabalhando tranquilo!!!



Na próxima postagem vamos saber mais sobre as normas da Vigilância Sanitária que assustam tantos estabelecimentos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário